Páginas

26 de setembro de 2019

Carta mensagem do XVI Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE




CARTA MENSAGEM
XVI SEMINÁRIO SINODAL DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS DA JE


"Deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança de mente de vocês" (Rm 12.2)

Quais demônios afetam a juventude? Violência, drogas, ausência de voz e de oportunidades certamente são alguns. Uns, porém, têm chamado cada vez mais a atenção: os que afetam a saúde mental.

Dados alarmantes sobre transtornos psíquicos que afetam a população em geral - como depressão e ansiedade - e o elevado índice de suicídio entre jovens já demonstram que o tema trata de uma importante questão de saúde pública. Porém não é só isso: saúde mental também é uma questão social. A pressão do mercado de trabalho, a angústia da transição para a vida adulta e os padrões irreais de beleza e felicidade criados pelas redes sociais ávidas por curtidas afetam em especial a juventude.

Na bíblia, Jesus cura um jovem que estava possuído por um espírito que não o deixava falar e que muitas vezes tentou matá-lo (Mc 9), e curou uma menina possuída por um demônio, cuja mãe pede socorro (Mc 7). Muitos jovens não têm um ambiente acolhedor para compartilhar suas angústias e tristezas, e doenças como a depressão também levam ao suicídio e morte. E assim como Jesus parava a multidão que o seguia para ouvir os problemas de seu povo, a Igreja também deve parar e conhecer melhor o que aflige as pessoas ao invés de julgá-las.

Nos dias 21 e 22 de setembro, 62 participantes do XVI Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE estudaram o tema na comunidade de Córrego da Peneira, em Vila Pavão. Com a assessoria da pastora doutora e psicóloga Anete Roese, os jovens e as jovens puderam compartilhar angústias, medos, sonhos e desejos num espaço de diálogo, respeito, confiança e sem preconceitos. Também refletiram sobre o quê as pessoas jovens estão "possuídas" hoje, ou seja, quais são os vazios e excessos, os problemas que enfrentam, do que estão sobrecarregadas e o que lhes debate - seus medos, suas dúvidas.

Aprendeu-se que os caminhos de cura não acontecem simplesmente com medicação, pois a saúde mental não se alcança somente pelo aspecto físico e psíquico, mas também pelo aspecto espiritual. Por isso, também se faz importante o uso de terapias alternativas e de cuidados preventivos.

Num mundo com tanto barulho, é cada vez mais difícil parar e ouvir a quem sofre. A Juventude Evangélica torna-se, portanto, um grupo terapêutico que ajuda e salva pessoas em momentos difíceis. Muitas pessoas jovens reunidas no seminário disseram que a JE é um espaço de socorro, de cura da aflição, um lugar onde vão e experimentam bem estar, acolhimento e mudança de sentimentos e pensamentos.

Assim como Paulo sugere aos Romanos que Deus os transforme por meio de uma completa mudança de mente, o trabalho com jovens na IECLB pode e deve ser um espaço que permita a seus participantes mudar sua mentalidade pelo exercício da empatia e da escuta ativa, compartilhando carinho, afeto e o amor que vem de Deus.


"É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina" (Rubem Alves)

Vila Pavão, 22 de setembro de 2019.



***********


Dicas de livros:
- As três ecologias - Félix Guattari
- Normose: a patologia da normalidade - Pierre Weil, Jean-Yves Leloup e Roberto Crema
- Sede de sentido - Viktor E. Frankl

+ Fotos:


































9 de agosto de 2019

XVI Seminário Sinodal de Formação de Lideranças



A 16ª edição do Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE está chegando e as inscrições já estão abertas! 

O tema que será trabalhado é Jovens e saúde mental, com o lema bíblico "Deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança de mente de vocês" (Rm 12.2). Trata-se de um assunto ainda espinhoso, mas que tem se tornado urgente para ser trabalhado em nossos grupos de Juventude Evangélica.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que um em cada cinco adolescentes enfrenta problemas de saúde mental. Além disso, infelizmente, muitas vezes as próprias igrejas tratam o assunto sem a devida profundidade, causando até mesmo o agravamento do sofrimento psíquico de jovens e demais membros e membras.

Assim, queremos capacitar nossas lideranças no assunto e com isso vamos contar com a assessoria da Anete Roese, doutora em Teologia, pastora da IECLB, psicóloga, com pós graduação em Psicodrama e formação em Bibliodrama.

Os materiais necessários serão: bíblia, material de anotação, caneca ou garrafa de água, toalha, materiais de higiene pessoal, colchão e roupa de cama.

A inscrição será R$ 35,00 e as vagas são limitadas. Por isso, pedimos que os interessados e as interessadas façam contato com as coordenações paroquiais ou a coordenação sinodal para verificar se há disponibilidade de vagas ou aguarde a confirmação da inscrição. A pré-inscrição estará disponível até 16/09/2019.


Programação prevista:

Sexta (20/9)
A partir de 18h - acolhida de participantes
20h - jantar
0h - silêncio

Sábado (21/9)
7h - café
8h30 - abertura
10h - lanche
10h30 - estudo
12h - almoço
13h30 - estudo
15h - lanche
15h30 - estudo
16h30 - livre
19h - jantar
21h - meditação
0h - Silêncio

Domingo (22/9)
7h - café
8h - estudo
10h - lanche
10h30 - avaliação e celebração de encerramento
12h - almoço e encerramento

Acompanhe as novidades em nosso grupo no Facebok e nosso perfil no Instagram: 


22 de maio de 2019

Juventudes e Pessoas Idosas: Sínodo Espírito Santo dá início a nova campanha diaconal



A Juventude Evangélica tem mostrado o quanto a Diaconia é importante e quer manter o engajamento em diversas pautas relacionadas ao tema. Continuidade da campanha Juventudes e Diaconia, a nova campanha lançada pelo Conselho Nacional da Juventude Evangélica tem como foco dessa vez a pessoa idosa.

Entender e cooperar com a pessoa idosa se mostra imperativo entre nós por dois motivos. Para começar, é um assunto que será cada vez mais evidente pelos números: a população brasileira vive cada vez mais e, na IECLB, o perfil etário de membros revela que somos uma Igreja que também está envelhecendo.

Porém, não são somente os números que motivam, pois outra razão da campanha é aproximar a pessoa jovem e a pessoa idosa do abismo que hoje as distancia.
Pensar e promover ações diaconais, portanto, não são importantes somente pelas vulnerabilidades hoje da pessoa idosa, mas pelo papel que possui na conscientização de jovens sobre o seu próprio futuro.

Como forma de subsidiar os grupos de jovens na campanha, o XV Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE trabalhou o tema nos dias 4 e 5 de maio na Associação Diacônica Luterana - ADL, sob a assessoria da Diác. Erica Hoffman, ex-aluna da ADL e atual diretora do Retiro Humboldt (RJ). Durante a programação, houve visita ao Ninho de Amor, instituição de longa permanência para pessoas idosas de Afonso Cláudio.

Que nossas comunidades e paróquias possam apoiar as atividades e nossas lideranças multipliquem essa bonita campanha em nosso sínodo.

Acompanhe as atividades da JE:
Instagram: @jesesb.ieclb
Facebook: /juventudesepessoasidosas

Material de apoio:

A assessora disponibilizou o material de apoio utilizado, com conteúdo, links de vídeos e sugestões de atividades:

Dinâmicas e ativadores aprendidos:
Dinâmica do norte
  • Pedir para formar círculo e cada pessoa fechar os olhos.
  • Solicitar que cada pessoa aponte para onde fica o norte. Depois pede para abrir os olhos e ver a diferença entre participantes.
  • Levantar rapidamente os motivos para a escolha do norte (referência geográfica, chute...).
  • Reflexão: às vezes as pessoas têm compreensões diferentes sobre qual o destino do grupo, pois todos e todas podem achar que estão apontando para o mesmo lugar.
Ativador - para treinar a coordenação motora e os dois lados do cérebro
  • Formar círculo e pedir para cada um abrir a mão direita e com a esquerda colocar o indicador na mão aberta do lado.
  • Um coordena e fala para cada um tentar fechar a mão aberta e tirar o dedo assim que der o sinal.
  • O sinal pode ser um número ou uma palavra específica que é dita no meio de uma frase, história ou música aleatoriamente.
  • Fazer algumas vezes e depois inverter o lado.

Mosquito africano

No círculo, o mosquito vai passar por cima da cabeça de todos os participantes, saltando de um para o outro. Quando o mosquito está na cabeça de alguém, essa pessoa abaixa-se e os/as parceiros/as dos dois lados batem palma simultaneamente, como se estivessem tentando matar o mosquito. Quando salta para a cabeça do próximo, este faz o mesmo: abaixa-se, enquanto seus vizinhos de roda tentam matar o mosquito com palmas. Até que o mosquito circule por toda a roda. Em seguida, quem estiver liderança a dinâmica pode acrescentar mais mosquitos ao jogo e também alterar a forma de matar o mosquito, modificando o tipo de palma. O desafio é lançar vários mosquitos e tentar sincronizar as palmas.


Mais fotos (com contribuição de Alex Reblim):













4 de abril de 2019

Vem aí o XV Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE


Vem aí a 15ª edição do Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE! 

O seminário terá como intuito capacitar lideranças da JE para a nova campanha da Rede de Jovens Reformadores e Reformadoras: Juventudes e Pessoas Idosas. O projeto é uma continuidade da campanha Juventudes e Diaconia e tem como intuito incentivar os grupos de jovens a se aprofundarem no tema e desenvolver ações diaconais nas comunidades e instituições de longa permanência, ampliando a conexão entre a juventude e as pessoas idosas.

A assessoria será dada pela Diác. Erica Hoffman, que atua no Retiro Humboldt, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. O evento será na Associação Diacônica Luterana - ADL, em Serra Pelada, e durante a programação haverá uma visita ao Lar de Idosos de Afonso Cláudio.
A Diác. Erica Hofman, ex-aluna da ADL,
virá do Rio de Janeiro para assessorar o seminário

A ADL conta com alojamentos, porém quem tiver barraca pode levar pois não há espaços para todas as pessoas. Os materiais necessários serão: bíblia, material de anotação, caneca ou garrafa de água, toalha, repelente, materiais de higiene pessoal, colchão e roupa de cama.

A inscrição será R$ 35,00 + 1kg de alimento não perecível ou material de limpeza ou fralda geriátrica, que serão doadas ao local visitado.

As vagas são limitadas e por isso pedimos que os interessados e as interessadas façam contato com as coordenações paroquiais para verificar se há disponibilidade de vagas ou aguarde a confirmação da inscrição. A pré-inscrição estará disponível até 28/04/2019.


Programação prevista:

Sexta (3/5)
20h - jantar
22h - meditação
0h - silêncio

Sábado (4/5)
7h - café da manhã
8h30 - abertura
10h - lanche
10h30 - estudo do tema
12h - almoço
13h30 - estudo do tema
15h - lanche
15h30 - deslocamento para Lar de Idosos
18h - retorno para ADL
19h - jantar
21h - oração da noite
0h - silêncio

Domingo (5/5)
7h - café da manhã
8h - estudo do tema
9h30 - lanche
10h - estudo do tema
11h - avaliação e encaminhamentos
11h30 - celebração de encerramento
12h - almoço e despedida

26 de março de 2019

Materiais e + fotos - Retiro Sinodal do Carnaval 2019

O retiro passou mas as atividades e ideias ainda podem ser divulgadas e compartilhadas nos grupos e comunidades. Se quiserem conferir os materiais disponíveis, acessem o link abaixo para ver vídeos, slides, fotos e outros materiais oferecidos por algumas oficinas e também sobre o estudo do tema:

..:MATERIAIS DO RETIRO SINODAL DO CARNAVAL 2019:..

Além disso, se quiserem conferir os vídeos com o resumo do terceiro dia e o final, também podem acessar os links abaixo:

..:VÍDEO RESUMO DO 3º DIA:..

..: VÍDEO RESUMO - FINAL:..

Confiram também + fotos disponibilizadas pelo Louis Marcelo Illenseer: