Páginas

4 de dezembro de 2017

Congresije elege nova coordenação sinodal da JE Sesb



Felizes aqueles empregados que o patrão encontra acordados e preparados! Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o próprio patrão se preparará para servi-los, mandará que se sentem à mesa e ele mesmo os servirá. (Lucas 12.37)

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Colatina acolheu no dia 02 de dezembro de 2017 o Congresso Sinodal da Juventude Evangélica (Congresije) do Sínodo Espírito Santo a Belém. Estiveram presentes 71 pessoas jovens e os pastores Scharles Roberto Beilke e Erni Reinke, sendo acolhidos pelo P. Luciano Camuzi, da Paróquia de Colatina.

Após leitura da ata anterior e dos relatórios, a plenária discutiu ações para o próximo ano, como a participação no Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje), que será em Teutônia/RS. Em seguida prosseguiu-se com a eleição da nova coordenação do Conselho Sinodal da Juventude Evangélica (Cosije), sendo eleitos:

Coordenação
Coordenador: Eduardo Borchardt
Vice-coordenador: Fabio Haese

Secretária: Lara Gomes Reis Costa
Vice-secretária: Suzana Tesch Holz
Tesoureira: Luana Braun
Vice-tesoureiro: Héricles Manthay

Delegados e delegada para o Congrenaje
Titulares: Leonardo Neitzel e 
Héricles Manthay 
Suplentes: Kethleen Sperandio Gomes e Joelson Orlando Wruck

Representantes no Conaje
Titular: 
Thalita Rossow Vollbrecht
Suplente: Thallys Schmidt

Após a eleição, o P. Scharles conduziu a instalação da nova coordenação, que cumprirá mandato até o final de 2019.

Da esquerda para a direita, nova coordenação eleita:
À frente: Eduardo, Fabio, Lara, Suzana, Luana, Héricles e P. Scharles
Atrás: Thallys, Leonardo, Kethleen e Joelson









18 de setembro de 2017

Carta mensagem - XII Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE



A Bíblia é o livro mais vendido e o menos compreendido do mundo. E no anseio de decodificar e extrair sua real mensagem, a Juventude Evangélica do Sínodo Espírito Santo a Belém reuniu-se nos dias 16 e 17 de setembro de 2017 na Comunidade Esperança de Caramuru, Santa Maria de Jetibá, para capacitar pessoas jovens para uma leitura jovem da Bíblia.

A Bíblia não surgiu de forma linear e cronológica, mas é fruto de tradição oral e redação comunitária que perpassou gerações. O divino e o humano uniram-se por meio do Espírito Santo para relatar a história de Deus com o povo. Estudá-la, portanto, também é saber distinguir e situar suas orientações e contextualizá-las para nossa realidade.

Como um livro que não fala por si só, ferramentas como hermenêutica e exegese nos permitem revelar histórias e lições com diversas chaves. Suas escolhas podem abrir diferentes interpretações em campos como o histórico-crítico, o feminista, o sociológico, o psicológico e o econômico, por exemplo. Em oposição, leituras literais se mostram insuficientes e até mesmo prejudiciais para o saber cristão. Nos inspiramos no exemplo do próprio Jesus Cristo, que também buscava ensinar o verdadeiro significado das leis e histórias das sagradas escrituras.

Não há um roteiro pronto para se fazer uma leitura jovem da Bíblia. Sabemos que há limitações próprias da juventude, como a impulsividade e a crença absoluta de suas convicções, e isto deve ser trabalhado com zelo para não interferir negativamente na interpretação bíblica.

Coletivamente, o grupo sintetizou chaves hermenêuticas, enfatizando o foco e a persistência para um estudo aprofundado e ter mente aberta e questionadora para promover a inclusão de todas as pessoas. No ano em que celebramos os 500 anos da Reforma Luterana, é importante lembrar a lição e Lutero de que os textos bíblicos têm importância na medida em que promovem a Cristo.

Cientes da necessidade de sermos protagonistas da difusão do Evangelho e de praticarmos o amor de Deus, acreditamos que a capacitação das lideranças jovens é um dos meios para o fortalecimento da fé e o incentivo para vivermos a graça de Deus. Afinal, “Ele é quem te convida a viver simplicidade, ter só nele a tua posse, ter só Nele a verdade” (HPD 446).

Caramuru - Santa Maria de Jetibá, 17 de setembro de 2017.































17 de agosto de 2017

Inscrições para o XII Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE



O XII Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE está chegando e o tema desta vez será Leitura Jovem da Bíblia. A proposta é capacitar as lideranças para uma leitura contextualizada e responsável do livro sagrado, buscando fornecer subsídios para o trabalho com pessoas jovens na área. O assessor convidado é o P. Gerson Acker, da Paróquia de Nova Friburgo/RJ, que também é ministro orientador do Conselho Nacional da Juventude Evangélica.
P. Gerson irá trabalhar o tema
Leitura Jovem da Bíblia

O seminário ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro, com possibilidade de chegada na sexta-feira à noite (15/09). O local que acolhe o evento é a Comunidade Esperança, de Caramuru, Santa Maria de Jetibá.

As inscrições serão feitas pelo link abaixo até 04/09/2017 e o valor será de R$ 35,00, que poderá ser pago na chegada do evento.

*** INSCREVA-SE AQUI ***

O que levar?
Bíblia, material para anotação, colchão, roupa de cama, travesseiro, toalha de banho, material de higiene pessoal e instrumento musical (quem tiver). Santa Maria de Jetibá é bem imprevisível com relação ao frio, então é bom levar roupas para frio e calor.

Programação:

Sexta (15/9)
20h - jantar
22h - meditação

Sábado (16/9)
7h - café
8h30 - abertura
10h - lanche
10h30 - tema
12h - almoço
13h30 - tema
15h - lanche
15h30 - tema
16h30 - livre
19h - jantar
21h - meditação

Domingo (17/9)
7h - café
8h - tema
10h - lanche
10h30 - avaliação e celebração de encerramento
12h - almoço e encerramento

Acompanhe as novidades em nosso grupo: 

4 de abril de 2017

Juventudes e Diaconia: mais de 130 lideranças capacitadas para a campanha da Rede Global de Jovens Reformador@s

"Muitas pessoas pequenas
em muitos lugares pequenos,
fazendo coisas pequenas,
podem mudar o mundo".
(Provérbio africano)

O 11º Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE trabalhou o tema "Juventudes e Diaconia: livres para transformar o mundo" com mais de 130 participantes na Comunidade de Rio Possmoser, Santa Maria de Jetibá. A edição teve o maior número de inscritos até o momento e contou ainda com a participação de orientadores e orientadoras do Culto Infantil e Ensino Confirmatório da União Paroquial Mata Fria.


Diác. Dionata assessorou o 11º Seminário Sinodal de Formação de Lideranças
Assim, o Sínodo Espírito Santo a Belém expande ainda mais a rede de lideranças envolvidas com a campanha promovida pela Rede Global de Jovens Reformadores e Reformadoras da IECLB. Ela foi inicialmente formada por pessoas jovens do mundo inteiro a partir de impulsos da Federação Luterana Mundial com o objetivo de promover projetos nas igrejas membro voltadas para as celebrações do jubileu de 500 anos da Reforma. No Brasil, a campanha tem como objetivo incentivar os grupos de Juventude Evangélica a realizarem ao menos uma ação diaconal até 31 de outubro de 2017.



Participantes aprenderam sobre as diversas dimensões da Diaconia
Mas o que é Diaconia e como podemos envolver a juventude? Com apoio da Secretaria Geral da IECLB, o Conselho Sinodal da Juventude Evangélica convidou o Diác. Dionata Rodrigues de Oliveira para assessorar o seminário, no qual os participantes e as participantes puderam refletir sobre a importância e as diversas dimensões que a diaconia possui.



Com o envolvimento não só da Juventude Evangélica, mas também do Culto Infantil e do Ensino Confirmatório, espera-se que várias ações sejam promovidas nos próximos meses, levando o serviço ao próximo motivados pelo amor de Cristo em busca de autonomia e transformação de vidas.



Confiram imagens do seminário (por Pietra Borchardt):